Evapotranspiração de referência estimada pelos métodos Penman–Monteith-FAO (56) e Hargreaves & Samani para o município de Dourados, MS

Autores

  • Carlos Phelippe Zocolaro Noia Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvio Bueno Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • David Rafael Quintão Rosa Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Alvarenga Almeida Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

agrometeorologia, irrigação, REF-ET

Resumo

O atendimento das necessidades hídricas é um dos principais parâmetros para o aumento da produtividade das culturas. Entretanto, a utilização de métodos para a estimativa da evapotranspiração de referência, como fator de entrada para estimativa da evapotranspiração das culturas agrícolas, pode se tornar um problema quando não se dispõe de uma base de dados meteorológicos suficientes para a utilização de determinado método. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho, analisar as estimativas da ETo, para o município de Dourados, MS, utilizando os métodos de Penman–Monteith-FAO (56) e Hargreaves & Samani, com base em dados horários, diários, decendiais e mensais, por meio do programa computacional REF-ET, referente ao período de janeiro a dezembro de 2008 para os dados diários e para os dados horários. Os resultados obtidos permitiram concluir que a ETo diária pode ser estimada tanto com base em dados diários ou a partir da integração da ETo horária para o método de Penman –Monteith-FAO (56)  bem como a ETo decendial e mensal obtida a partir da integração da ETo diária para os métodos de Penman –Monteith-FAO (56) e Hargreaves & Samani; os resultados obtidos por Hargreaves & Samani mostraram que a ETo estimada foi, em média, 36,78% maior do que os obtidos por Penman –Monteith-FAO (56); e a equação de Hargreaves & Samani mostrou-se satisfatória para o cálculo da evapotranspiração de referência com a utilização do fator de correção de 0,7212.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Phelippe Zocolaro Noia, Universidade Federal da Grande Dourados

Engenheiro Agrônomo, Pós-Graduando, Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Silvio Bueno Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrônomo, Professor Adjunto, Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), Universidade Federal de Viçosa (UFV).

David Rafael Quintão Rosa, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrícola e Ambiental, Pós Graduando, Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rafael Alvarenga Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrícola, Pós Graduando, Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2014-02-14

Como Citar

Noia, C. P. Z., Pereira, S. B., Rosa, D. R. Q., & Almeida, R. A. (2014). Evapotranspiração de referência estimada pelos métodos Penman–Monteith-FAO (56) e Hargreaves & Samani para o município de Dourados, MS. Agrarian, 7(24), 300–308. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2476

Edição

Seção

Artigo - Engenharia Agrícola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)