Parâmetros fitométricos e produtividade da cultura do milho com aplicação de cama de aviário em sistema de preparo convencional do solo e plantio direto
Palavras-chave:
cama de frango, Zea mays, adubação orgânicaResumo
Dada a preocupação ambiental de dar destino aos resíduos de origem animal, como também nas questões econômicas e sociais de melhoria de qualidade de vida dos produtores rurais e da escassez de trabalhos científicos sobre fontes e doses de aplicação desses produtos no meio agrícola, elaborou-se este trabalho a fim de estudar os efeitos da aplicação de diferentes doses e fontes de cama de aviário e de adubo mineral no desenvolvimento e produtividade da cultura de milho, avaliados pela altura da planta, número de folhas, diâmetro do colmo, massa da matéria seca da parte aérea da planta. O trabalho foi conduzido em duas áreas, uma em plantio convencional (Ibaití/PR) e uma em plantio direto (Abatiá/PR), na região do Norte do Paraná. Foram utilizados treze tratamentos, sendo uma testemunha (adubação mineral) e três tipos de cama de aviário (palha de arroz, maravalha e casca de amendoim) em quatro doses (2,5; 5; 10 e 20 t ha-1) suplementadas com 1/3 da dose recomendada de adubação mineral. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em arranjo fatorial 3x4+1 e os dados comparados pela análise de variância utilizando o teste de Tukey 5%. Os melhores resultados foram com as camas de aviário suplementadas com 1/3 das doses recomendadas de adubos minerais que produziram plantas com maior altura, número de folhas e massa de matéria seca avaliadas aos 50 DAE, tanto no plantio direto como no convencional e, no diâmetro do colmo e na produtividade no sistema convencional em comparação com a aplicação apenas da adubação mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.