Parâmetros fitométricos e produtividade da cultura do milho com aplicação de cama de aviário em sistema de preparo convencional do solo e plantio direto
Keywords:
cama de frango, Zea mays, adubação orgânicaAbstract
Dada a preocupação ambiental de dar destino aos resíduos de origem animal, como também nas questões econômicas e sociais de melhoria de qualidade de vida dos produtores rurais e da escassez de trabalhos científicos sobre fontes e doses de aplicação desses produtos no meio agrícola, elaborou-se este trabalho a fim de estudar os efeitos da aplicação de diferentes doses e fontes de cama de aviário e de adubo mineral no desenvolvimento e produtividade da cultura de milho, avaliados pela altura da planta, número de folhas, diâmetro do colmo, massa da matéria seca da parte aérea da planta. O trabalho foi conduzido em duas áreas, uma em plantio convencional (Ibaití/PR) e uma em plantio direto (Abatiá/PR), na região do Norte do Paraná. Foram utilizados treze tratamentos, sendo uma testemunha (adubação mineral) e três tipos de cama de aviário (palha de arroz, maravalha e casca de amendoim) em quatro doses (2,5; 5; 10 e 20 t ha-1) suplementadas com 1/3 da dose recomendada de adubação mineral. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em arranjo fatorial 3x4+1 e os dados comparados pela análise de variância utilizando o teste de Tukey 5%. Os melhores resultados foram com as camas de aviário suplementadas com 1/3 das doses recomendadas de adubos minerais que produziram plantas com maior altura, número de folhas e massa de matéria seca avaliadas aos 50 DAE, tanto no plantio direto como no convencional e, no diâmetro do colmo e na produtividade no sistema convencional em comparação com a aplicação apenas da adubação mineral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors authorize the publication of the article in the journal.
The authors ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal.
- The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the authors.
- The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms.
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) only after publication.