Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada por outra revista.


  • Os arquivos para submissão estão em formato "Documento do Word 97-2003" (desde que não ultrapasse 2MB).


  • Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS>) estão ativos e prontos para clicar.


  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. No máximo 25 páginas.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos em "Diretrizes para Autores" na seção “Sobre a Revista”.


  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis.


  • Autoras e autores da submissão possuem ORCID. O preenchimento do campo ORCID no cadastro deverá ser obrigatório. O ORCID é um identificador de autoria que favorece a visibilidade do artigo.

  • A submissão atual cumpre o interstício de 24 meses após a publicação de artigo de mesma autoria e/ou coautoria.

Diretrizes para Autores

A Fronteiras: Revista de História aceita artigos originais e inéditos, bem como resenhas críticas de livros e entrevistas, produzidos por mestres e doutores na área de História e disciplinas afins.

Desde o ano de 2008, a Fronteiras: Revista de História é editada apenas na versão eletrônica (ISSN 2175-0742).

Para submeter seus originais, autoras e autores deverão acessar o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) da UFGD no website http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS. Em caso de dificuldades na operação do sistema, deve-se contatar a Equipe Editorial através do e-mail: revistafronteirasufgd@gmail.com.

O material para publicação, redigido em português ou espanhol, deve conter Título em português, espanhol e inglês, com Resumo e Palavras-chave, Resumen e Palabras clave, Abstract e Keywords, respeitando, cada um, no máximo 250 palavras e entre 3 e 5 palavras-chave.

Os textos para publicação deverão ter entre 21 mil e 45 mil caracteres, o que equivale entre 15 e 25 páginas, espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman, em tamanho 12. As resenhas não poderão ultrapassar 5 páginas com as mesmas características, e as obras resenhadas deverão ter, no máximo, 3 anos de publicação.

As margens da página devem ser de 2,5 cm e o parágrafo iniciado em 1,5 cm. O título e os subtítulos do trabalho devem ser centralizados. Todos os arquivos devem ser salvos na versão “Documento do Word 97-2003”.

Todos os trabalhos serão apreciados pela Equipe Editorial e submetidos a avaliadores. A Equipe Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

Os textos serão submetidos à apreciação de, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial da revista, ou avaliadores ad hoc, que podem aprová-los ou recusá-los a partir de critérios relacionados à originalidade, à pertinência, à redação adequada, e ao atendimento às normas de publicação. Em caso de sugestões de modificações nos textos, a Equipe Editorial decidirá sobre a oportunidade, ou não, de suas publicações.

Não deve ser colocado, em hipótese alguma, referências que remetem a autoras e autores que terão seus textos avaliados. Para maiores informações, há um campo próprio na plataforma digital da revista.

A revista compromete-se a informar autoras e autores sobre a publicação ou não de seus artigos.

 

Quanto ao texto, exige-se:

 

a) Nas citações textuais, recomenda-se a norma NBR-10520/2003. A entrada de autoras e autores nas referências deverá ser idêntica da citação no texto. O sobrenome do autor deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada, como no exemplo: Silva (1998);

b) Caso a referência de autoria e o ano estejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, em letras maiúsculas, como no exemplo: (SILVA, 2016);

c) As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas em blocos, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas. Deverão, também, conter a referência de autoria em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (SILVA, 2017, p. 89);

d) As citações contendo mais de três (3) linhas deverão vir destacadas em blocos e recuadas, coincidindo a margem esquerda com a entrada 4 cm e a margem direita com o texto. Deverá ser usada a mesma fonte do texto, porém em tamanho menor, (11) sem aspas e espaçamento simples;

e) Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numerados em algarismos arábicos (com suas respectivas legendas), incluídos no texto;

f) Os pontos gráficos e as linhas não deverão ser coloridos; deverão estar legíveis e simplificados para facilitar a redução;

g) Utilizar somente notas de rodapé de caráter explicativo, numeradas automaticamente.

h) As referências, contendo somente autoras e autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do texto.

i) Nas referências bibliográficas e, porventura, em notas de rodapé, o nome das obras, periódicos e demais, deverão ser destacados em itálico, não em negrito.

 

A Equipe Editorial não aceitará textos fora das normas estabelecidas acima, reservando-se a decisão final quanto à publicação dos mesmos. Os artigos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva de autoras e autores. Os editores não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

 

Política de Privacidade

Fronteiras é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A Fronteiras está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho para a Fronteiras, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Aos autores e avaliadores é resguardada a privacidade nos trâmites de avaliação dos trabalhos. Em nenhuma hipótese serão publicizados informações desse gênero.