“Não tem fee nem ley nem piedade”: um esboço etno-histórico sobre os Paiaku e outros povos Tarairiú nos sertões do Norte

Autores

  • Marcos Felipe Vicente

Palavras-chave:

Índios. Tarairiú. Paiaku. Etno-história.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os elementos socioculturais e políticos dos povos indígenas Paiaku, que compunham, juntos com outros grupos, a família linguística Tarairiú, no período dos primeiros contatos com os europeus, entre os séculos XVI e XVII. Para tanto, utilizaram-se registros, deixados pelo holandês Elias Herckman e o sertanista paulista Pedro Carrilho de Adrade, como fontes importantes para a construção de um quadro interpretativos dessas culturas, de modo que a reflexão sobre sua organização possibilite uma melhor compreensão das ações indígenas durante os tempos da colonização. Buscou-se, também, estabelecer um diálogo entre História e Antropologia, com o intuito de que seu método possa contribuir com a construção de uma etno-história dos índios do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

ANDRADE, Pedro Carrilho. Memória sobre os índios no Brasil. Revista do Instituto do Ceará. Ano 79, 1965.

APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Ações multifacetadas dos Tarairiú nos sertões das Capitanias do Norte entre os séculos XVI e XVIII. In: Anais do XXV Simpósio Nacional de História: Por uma est(ética) da Beleza na História. Fortaleza: ANPUH, 2009.

BEZERRA, Antônio. Os Caboclos de Montemor. In: Revista do Instituto do Ceará. Tomo XXX, Fortaleza, 1916, p. 279-302.

CARDIM, Fernão. Tratado da terra e gente do Brasil. 3 ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: INL, 1978.

CARTA do Mestre de Campo Manoel Álvares de Moraes Navarro ao Governador Geral D. João de Lancastro de 25 de Agosto de 1699. Revista do Instituto do Ceará - RIC, Tomo 31, 1917, p. 171.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. 2 ed. – Tradução de Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LOPES, Fátima Martins. Índios, colonos e missionários na colonização da capitania do Rio Grande do Norte. Mossoró: Fundação Vingt-un Rosado; Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 2003.

MÉTRAUX, Alfred. A religião dos tupinambás. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. “Sensibilidades: escrita e leitura da alma” In: PESAVENTO, Sandra Jatahy e LANGUE, Frédérique (orgs). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

POMPA, Cristina. Religião como tradução: missionários, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. Bauru, SP: EDUSC/ANPOCS, 2003.

POMPEU SOBRINHO, Thomaz. Os tapuias do nordeste e a monografia de Elias Herckman. Revista do Instituto do Ceará. Tomo 48, 1934, p. 07-28.

URBAN, Greg. A história da cultura brasileira segundo as línguas nativas. In: CUNHA, Manoela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura; FAPESP, 1992. p. 87-102.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Vicente, M. F. (2016). “Não tem fee nem ley nem piedade”: um esboço etno-histórico sobre os Paiaku e outros povos Tarairiú nos sertões do Norte. Fronteiras, 18(32), 197–214. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5834