Saci-Pererê e São Benedito: entidades negras, religiosidade e memórias da escravidão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15953

Resumo

O mito do Saci-Pererê e a devoção a São Benedito são parte da tradição cultural brasileira que se estabeleceu principalmente a partir do século XIX. Enquanto a Igreja Católica utiliza os santos negros para reforçar o controle sobre indivíduos escravizados, as memórias da escravidão se registram em entidades afro-brasileiras como o Saci, que traz no corpo o registro da violência da escravidão. O Saci é entidade oposta à São Benedito, pois sua característica principal é a liberdade e a desobediência, enquanto o santo é caracterizado pela servidão. Nesta análise, a narrativa católica sobre São Benedito e as narrativas coletadas por Monteiro Lobato sobre o Saci são examinadas como parte da experiência histórica dos negros no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pereira Rocha, The University of the West Indies (UWI), Campus Cave Hill. Bridgetown, Saint Michael, Barbados

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Docente da The University of the West Indies (UWI), Campus Cave Hill.

Referências

ABREU, Martha. O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/FAPESP, 1999.

BASTIDE, Roger. O Candomblé na Bahia: rito Nagô. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.

BERTIN, Enidelce. Os meia-cara: africanos livres em São Paulo no século XIX. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.

BLOCH, Marc. Os reis Taumaturgos: estudo sobre o caráter sobrenatural atribuído ao poder régio particularmente na França e na Inglaterra. Tradução de Antonio Fontoura. Curitiba: Antonio Fontoura, 2018.

BURKE, Peter. What is cultural history? Cambridge: Polity, 2008.

CÂMARA CASCUDO, Luiz. Dicionário do folclore brasileiro. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

CIPOLINI, Pedro Carlos. A devoção Mariana no Brasil. Teocomunicação - Revista de Teologia do PPG da PUCRS, Porto Alegre, v.4, n.1, p. 36-43, 2010.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 93ªed. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2013.

LAGES, Sonia Regina Corrêa. Exu - luz e sombras: Uma análise psico-junguiana da linha de Exu na Umbanda. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003.

LARA, Silvia Hunold. Campos da Violência: escravos e senhores na Capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LIMA, Patrícia de Oliveira Pereira. As dualidades bem/mal e belo/feio na construção discursiva do Saci-Pererê em Monteiro Lobato. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Católica de Pelotas: Pelotas, 2009.

LOBATO, Monteiro. O Saci-Pererê: resultado de um Inquérito. Rio de Janeiro: Globo, 2008.

MORAIS FILHO, Melo. Festas e tradições populares do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.

OLIVEIRA, Anderson Machado de. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Topoi, Rio de Janeiro, v. 7, n. 12, p. 60-115, 2006.

________. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 20, p. 57-61, 2007.

OLIVEIRA, Luciano Flávio de. Giramundo: representações culturais, imaginário social e mitologia brasileira a partir do Saci-Pererê. Revista Eletrônica Existência e Arte, São João del-Rei, n. 4, 2009.

PARIZI, Vicente Galvão. Encruzilhadas e travessias. O encontro do humano e do divino na Casa de Candomblé Ilê Axe Calamy Funfum sob o olhar da psicologia transpessoal e da poética de Gaston Bachelard. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2005.

SANTANA, Tania de. O culto a santos católicos e a escravidão africana na Bahia colonial. Revista Aulas, Campinas, n.4, p. 1-24, 2007.

SOUSA, Rodrigo Farias de; PIMENTEL, Marcelo Gulão. Raça e reencarnação no espiritualismo norte-americano: uma visão a partir da crítica de Allan Kardec. Diálogos, Maringá, v. 25, n. 3, p. 111-137, 2021.

WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and Society. New York: Oxford University Press, 1985.

_________. Cultura. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_________. Marxism and literature. New York: Oxford University Press, 1977.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Pereira Rocha, E. (2022). Saci-Pererê e São Benedito: entidades negras, religiosidade e memórias da escravidão: . Fronteiras, 24(43), 54–69. https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15953

Edição

Seção

DOSSIÊ 19: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICAS DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS, AFRICANAS...