Saci-Pererê e São Benedito: entidades negras, religiosidade e memórias da escravidão
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15953Resumo
O mito do Saci-Pererê e a devoção a São Benedito são parte da tradição cultural brasileira que se estabeleceu principalmente a partir do século XIX. Enquanto a Igreja Católica utiliza os santos negros para reforçar o controle sobre indivíduos escravizados, as memórias da escravidão se registram em entidades afro-brasileiras como o Saci, que traz no corpo o registro da violência da escravidão. O Saci é entidade oposta à São Benedito, pois sua característica principal é a liberdade e a desobediência, enquanto o santo é caracterizado pela servidão. Nesta análise, a narrativa católica sobre São Benedito e as narrativas coletadas por Monteiro Lobato sobre o Saci são examinadas como parte da experiência histórica dos negros no Brasil.
Downloads
Referências
ABREU, Martha. O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/FAPESP, 1999.
BASTIDE, Roger. O Candomblé na Bahia: rito Nagô. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.
BERTIN, Enidelce. Os meia-cara: africanos livres em São Paulo no século XIX. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2006.
BLOCH, Marc. Os reis Taumaturgos: estudo sobre o caráter sobrenatural atribuído ao poder régio particularmente na França e na Inglaterra. Tradução de Antonio Fontoura. Curitiba: Antonio Fontoura, 2018.
BURKE, Peter. What is cultural history? Cambridge: Polity, 2008.
CÂMARA CASCUDO, Luiz. Dicionário do folclore brasileiro. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
CIPOLINI, Pedro Carlos. A devoção Mariana no Brasil. Teocomunicação - Revista de Teologia do PPG da PUCRS, Porto Alegre, v.4, n.1, p. 36-43, 2010.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 93ªed. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2013.
LAGES, Sonia Regina Corrêa. Exu - luz e sombras: Uma análise psico-junguiana da linha de Exu na Umbanda. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003.
LARA, Silvia Hunold. Campos da Violência: escravos e senhores na Capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
LIMA, Patrícia de Oliveira Pereira. As dualidades bem/mal e belo/feio na construção discursiva do Saci-Pererê em Monteiro Lobato. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Católica de Pelotas: Pelotas, 2009.
LOBATO, Monteiro. O Saci-Pererê: resultado de um Inquérito. Rio de Janeiro: Globo, 2008.
MORAIS FILHO, Melo. Festas e tradições populares do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.
OLIVEIRA, Anderson Machado de. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Topoi, Rio de Janeiro, v. 7, n. 12, p. 60-115, 2006.
________. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 20, p. 57-61, 2007.
OLIVEIRA, Luciano Flávio de. Giramundo: representações culturais, imaginário social e mitologia brasileira a partir do Saci-Pererê. Revista Eletrônica Existência e Arte, São João del-Rei, n. 4, 2009.
PARIZI, Vicente Galvão. Encruzilhadas e travessias. O encontro do humano e do divino na Casa de Candomblé Ilê Axe Calamy Funfum sob o olhar da psicologia transpessoal e da poética de Gaston Bachelard. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2005.
SANTANA, Tania de. O culto a santos católicos e a escravidão africana na Bahia colonial. Revista Aulas, Campinas, n.4, p. 1-24, 2007.
SOUSA, Rodrigo Farias de; PIMENTEL, Marcelo Gulão. Raça e reencarnação no espiritualismo norte-americano: uma visão a partir da crítica de Allan Kardec. Diálogos, Maringá, v. 25, n. 3, p. 111-137, 2021.
WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and Society. New York: Oxford University Press, 1985.
_________. Cultura. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_________. Marxism and literature. New York: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).