Experiências e estratégias no ensino de História sobre gênero e sexualidade na educação básica em Triunfo/Candeias do Jamari-RO
Resumo
Palavras-chave
Referências
BATISTA, Ricardo dos Santos. Provocações para ampliar os estudos sobre gênero, sexualidade e o ensino de história. In: RIOS, Paulo Souza; Mendes, Alane Martins Mendes (Orgs.). Educação, gênero e diversidade sexual: fabricação das diferenças no espaço escolar. Curitiba: CRV, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 23 ago. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC-Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 09 set. 2019.
BURKE, Peter (org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JUNKEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LASSO, Pablo. Antropologia cultual e homossexualidade: variantes do comportamento sexual, culturalmente aprovadas. In: VIDAL, M; MARTOS, J.M.F; GAFO, J; HIGUERA; G; RUIZ, G. (orgs.). Homossexualidade: ciência e consciência. Edições Loyola, São Paulo, 1985.
PAIVA, Carla Conceição da Silva. Prefácio. In: RIOS, Paulo Souza; Mendes, Alane Martins Mendes (Orgs.). Educação, gênero e diversidade sexual: fabricação das diferenças no espaço escolar. Curitiba: CRV, 2018.
RIOS, Paulo Souza; MENDES, Alane Martins Mendes. Educação, gênero e diversidade sexual: fabricação das diferenças no espaço escolar. Curitiba: CRV, 2018.
VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; CALAINHO, Daniela Buono (orgs.). Historia doc. 9º ano. São Paulo: Saraiva, 2015.
DOI: https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12569
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.