Arquitetura Histórica e o Ensino de História

Autores

  • Carlos Edinei de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11487

Palavras-chave:

Linguagem arquitetônica. Arquitetura poaieira. Patrimônio Cultural. Ensino reflexivo. História do Brasil.

Resumo

O artigo tem como objeto a relação entre a arquitetura e o ensino de história, com a proposta de utilizar a arquitetura como uma linguagem para o ensino de História. Desta forma, tem como objetivo apresentar uma construção histórica, denominada de “Arquitetura Poaieira”, como proposta para o ensino de história e, também como prática à educação patrimonial. Arquitetura poaieira é uma representação singular do patrimônio cultural edificado no Centro Oeste brasileiro, localizado à margem direita do Rio Paraguai, em Mato Grosso. A arquitetura resistente no tempo presente em interface com a pesquisa e o ensino de História dá visibilidade para a vida social e as relações de poder que ainda se constituem na localidade em estudo. Metodologicamente o texto foi construído tendo como referências estudos da história da arquitetura, da história e do ensino de história.  O uso da arquitetura com linguagem para o ensino de história não se limita à edificação construída, mas em todo o processo de investigação que possibilite ao professor trabalhar com seus alunos de maneira reflexiva. Os passos metodológicos para o ensino de história, tendo a arquitetura histórica como referência devem ser construídos no diálogo que permita: a observação, a identificação, a comparação, a contextualização, a interpretação, e a análise da edificação estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Edinei de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Oliveira, C. E. de. (2019). Arquitetura Histórica e o Ensino de História. Fronteiras, 21(38), 90–103. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11487

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS