CHAMADAS DE ARTIGOS PARA DOSSIÊS
Povos indígenas em movimentos de luta e resistência aos colonialismos (Submissões até 31 de maio de 2023)
A Fronteiras: Revista de História é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Seu objetivo é a divulgação do conhecimento histórico através de trabalhos originais e inéditos, como artigos, entrevistas e resenhas, que contribuam para o debate historiográfico e o diálogo interdisciplinar no campo das humanidades.
Qualis CAPES: A3
Ano de fundação: 1997
e-ISSN: 2175-0742
Título abreviado: Fronteiras
E-mail: fronteiras@ufgd.edu.br
Prefixo DOI: 10.30612
Publicada pelo Portal de Periódicos da UFGD
Missão
A missão da Fronteiras: Revista de História é publicar artigos inéditos e de pesquisas originais da área de história e áreas afins, que façam um diálogo com o avanço da historiografia contemporânea. Divulgar práticas de pesquisas e resenhas críticas de livros.
Política Editorial
A Fronteiras tem por finalidade publicar e divulgar, preferencialmente, trabalhos inéditos da área de história e áreas afins, evitando sua apresentação simultânea em outro periódico.
Poderão ser aceitos para publicação: artigos, resenhas críticas, entrevistas e discussões historiográficas da atualidade.
O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo há três anos.
A Fronteiras publica textos de autores com titulação mínima de Mestre. Textos de Mestrandos poderão ser avaliados, desde que apresentados em co-autoria com autor que tenha o título mínimo exigido, a Revista não recomenda a publicação em co-autoria de orientando com orientador de pós-graduação que cursa.
Todo autor que tiver publicado pela Fronteiras pode eventualmente ser avaliador de artigos nas edições futuras, desde que tenho o título de doutor.
A revista Fronteiras publica dois números por ano.
Todos os trabalhos apresentados à revista Fronteiras serão avaliados por pares.
Os trabalhos submetidos à Revista Fronteiras passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstract, número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente, são submetidos a dois pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de double-blind peer review.
Caso haja pareceres conflitantes, o editor solicitará a análise de um terceiro parecerista.
Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fronteiras é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
A Fronteiras: Revista de História é publicada em formato on-line semestralmente.
O tempo máximo previsto entre o recebimento e a publicação dos artigos aprovados pela revista Fronteiras é de 24 semanas.
REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, Espanã y Portugal
Directory of Open Access Journals - DOAJ
Public Knowledge Project - PKP INDEX
Google Scholar - Diretório Acadêmico do Google
Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras
Sumários.org - Sumários de revistas brasileiras
A Fronteiras é uma revista do Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil. A revista tem o apoio institucional da Editora da UFGD.
Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).
Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.
A Fronteiras: Revista de História, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, ISSN eletrônico 2175-0742, assume como princípio as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos.
A revista publica somente conteúdo original. Os autores são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o autoplágio e publicação prévia.
Ao enviar o seu trabalho, o autor também concorda com os padrões do comportamento ético esperado, que seguem o COPE's - Comitê de Ética em Publicação.
Software utilizado:
Portal de Periódicos da UFGD
Anderson Avila Piassarollo
Givaldo Ramos da Silva Filho
Povos indígenas em movimentos de luta e resistência aos colonialismos (Submissões até 31 de maio de 2023)