Possibilidades Pedagógicas da WEB 2.0 no Ensino de História
Contribuições do Uso do Facebook® na Perspectiva de Estudantes de Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.12114Palavras-chave:
Ensino de História, Sequência Didática, Novas LinguagensResumo
Este artigo discute parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as contribuições do ensino História para uma formação omnilateral ou politécnica no contexto do Ensino Médio Integrado por meio da aplicação de uma sequência didática interativa com apoio dos recursos da Web 2.0. Neste contexto, desenvolvemos e aplicamos o produto educacional por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, e analisamos suas contribuições para o desenvolvimento da consciência histórica nos estudantes envolvidos. Baseamos a nossa abordagem no modelo da “aula-oficina”, que almeja conferir o protagonismo aos jovens, superando as práticas de ensino tradicionalistas. Neste trabalho fazemos uma análise específica das possibilidades do Facebook® enquanto ferramenta de apoio à aprendizagem, na perspectiva dos estudantes envolvidos, e evidenciamos o desenvolvimento da consciência histórica em tais sujeitos. Os resultados apontam uma experiência promissora com a rede social, apreciada pelos estudantes, que denotaram entusiasmo com a abordagem de ensino, destacando maior facilidade na compreensão do conteúdo. Os educandos consideram que sua cultura e seu conhecimento de mundo foram valorizados, criando um clima de familiaridade com a ferramenta utilizada, o que propiciou o ensino e aprendizagem pautados em uma educação dialógica, resultando em uma ampla interação e debate e tendo o trabalho como princípio educativo. O favorecimento do protagonismo dos educandos gerou maior interesse pelos conteúdos estudados e contribuiu com a superação de uma consciência histórica de tipo tradicional rumo à formação de uma consciência histórica de tipo genético, fundamental para uma educação integral de qualidade.
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