Direito à Memória, Cidadania Cultural e Ensino de História no Currículo Oficial do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8496

Palavras-chave:

Memória. Cidadania Cultural. Ensino. Currículo.

Resumo

A presença das contribuições das ações e dos bens culturais do passado de diversos setores sociais para a formação histórica da sociedade brasileira nos programas curriculares da disciplina de História constitui em um fator imprescindível para o acesso universal e democrático de todos os indivíduos ao direito de constituição de uma memória individual e coletiva e para o reconhecimento da participação política de diversos agentes e grupos sociais na transformação da realidade nacional. Este artigo busca analisar a abordagem pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo do papel do ensino de História para a constituição da memória e a garantia do direito à cidadania cultural pela diversidade social, étnica e cultural que compõe o corpo discente da rede estadual de educação básica.

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Biografia do Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Franca-SP. Pesquisador / Autor- Pós-Graduação- Faculdade UnyLeya-Brasília-DF.   Endereço de e-mail: jschriqui@yahoo.com.br Endereço postal: Terceira Avenida Bloco 2045 Casa 11 - Núcleo Bandeirante - Brasília - Distrito Federal. CEP: 71720-029 Telefone: (61) 3386-8206

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Pinto, J. E. V. (2018). Direito à Memória, Cidadania Cultural e Ensino de História no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(24), 254–279. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8496