A imprensa católica no Brasil como instrumento de aproximação entre o Brasil e Roma durante a Segunda Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v11i22.7938Palabras clave:
Igreja Católica. Imprensa brasileira. Papa Pio XII.Resumen
A proposta do estudo é analisar a figura do Papa Pio XII e de que forma o Vaticano atuou no cenário internacional durante a Segunda Guerra Mundial. Partindo da análise das ações do Pontífice Romano de 1939 a 1945, através da revista A Ordem e Revista Eclesiástica Brasileira (REB), buscamos entender a linha de ação política do Vaticano veiculada na imprensa brasileira neste período. Analisamos como a mensagem do Papa Pio XII chegou aos leitores brasileiros e de que forma foi eficaz na aproximação entre Roma e o Brasil, bem como a reação gerada em meio à instabilidade da política internacional.Descargas
Citas
ALVES, Marcio M. A Igreja e a Política no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BORIN, Marta Rosa. Por um Brasil católico: tensão e conflito no campo religioso da república. 2010, 65 págs. Tese (Doutorado em História) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, São Leopoldo, 2010.
CALDEIRA, Rodrigo Coppe Caldeira. O Catolicismo militante em Minas Gerais: aspectos do pensamento histórico-teológico de João Camillo de Oliveira Torres. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Juiz de Fora, ano 4, n. 10, maio 2011. 46 págs.
CARLETTI, Ana. O internacionalismo vaticano e a nova ordem mundial. Brasília: FUNAG, 2012.
CARNEIRO, Maria L. T. O anti-semitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração (1930-1945). São Paulo: Brasiliense, 1988.
COUTROT, Aline. Religião e política. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2003.
DANTAS, Carolina Vianna. Ordem, A. (verbete) In: ABREU, Alzira (Org.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: FGV, 2010. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/dicionario-primeira-republica. Acesso em: 11 de set. 2017.
OLIVEIRA, Alexandre de. Dom Sebastião Leme e as estratégias de atuação do catolicismo nos anos 1930. Faces de Clio. Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História. Juiz de Fora, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, 11 págs., jul.-dez. 2016.
DESCHNER, Karlheinz. La Política de los Papas em el siglo XX: com Dios y com los fascistas (1939-1995). Zaragoza: Yalde, 1995, v. 2.
FLAKSMAN, D.; KORNIS, M. Ação Católica Brasileira. In: Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro: 1930-1983. v. 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária, FGV/CPDOC, 1984.
GRIGULÉVICH, Iosif. El papado, siglo XX. Moscú: Editora Progreso, 1982.
LEBEC, Eric. História Secreta da Diplomacia Vaticana. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
SCHLENKER, Rodrigo. Breve História da Revista Eclesiástica Brasileira. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/244.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.