Entre o morro e a cidade: a composição da naturalidade do samba

Autores/as

  • Julieta Soares Alemão

Palabras clave:

História. Samba. Canção popular.

Resumen

A chegada do sistema de gravação elétrico no ano de 1927 contribuiu para uma efervescência musical na cidade do Rio de Janeiro, especialmente no que diz respeito à canção popular. Os compositores de samba se empenharam em unir letra e melodia para serem gravadas em disco. A partir do limiar da década de 1930, gradativamente a linguagem musical dos sambas começa a adquirir uma “naturalidade” que se caracteriza, entre outros aspectos, num maior vínculo entre a canção e o intérprete. A notoriedade do samba dentre as canções populares na então capital republicana, concomitante ao desenvolvimento do rádio e do mercado de discos, constituíram fenômenos importantes na trajetória do referido gênero musical. Pretende-se, neste artigo, discutir essas questões.

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Publicado

12/07/2014

Cómo citar

Alemão, J. S. (2014). Entre o morro e a cidade: a composição da naturalidade do samba. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 8(15). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/3352