Aula de História com Zeca Baleiro: uso da música-canção como recurso didático no Ensino Médio

Autores/as

  • Fabiane Tamara Rossi

Palabras clave:

Música. Ensino de História. Zeca Baleiro.

Resumen

O artigo propõe-se problematizar a música-canção como elemento utilitário ao Ensino e, mais especificamente, a obra musical de Zeca Baleiro enquanto provedora de temáticas para o ofício do professor de História do Ensino Médio. Para isso fez-se uso da obra do cantor (de 1997 a 2004), além de reportagens veiculadas na imprensa. Para correlacionar a música e o ensino embasou-se a pesquisa nos PCNs e Currículo Básico do Distrito Federal. Inicialmente discutir-se-á a utilização da música enquanto recurso didático em sala de aula. Em seguida, problematizar-se-á o universo de referências de Zeca Baleiro, trazendo sugestões para a utilização de suas canções no ensino de História do Ensino Médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

25/06/2009

Cómo citar

Rossi, F. T. (2009). Aula de História com Zeca Baleiro: uso da música-canção como recurso didático no Ensino Médio. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 2(4). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/295