História e memória: os dizeres sobre a festa de Santa Edwiges na cidade de Pouso Alegre–MG
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9227Palabras clave:
Festa. Cidade. Memória.Resumen
O presente artigo pretende analisar os diferentes dizeres sobre a festa de Santa Edwiges, que acontece no dia 16 de outubro na cidade de Pouso Alegre, localizada no sul do estado de Minas Gerais, com o intuito de buscarmos as diferentes lembranças e experiências vivenciadas por diferentes atores sociais que organizam e participam do evento. O corpus documental é composto por narrativas orais, que possibilitam compreender como os sujeitos sociais vivenciam o período festivo, elencando diferentes questões; também trabalhamos com fotografias que pertencem aos moradores do bairro, oportunizam registram o espaço e as relações dos sujeitos com o espaço da festa. Assim, busca-se compreender a festa como uma referência temporal na vida da comunidade.
Descargas
Citas
ABREU, Martha. O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999.
BARROS, José d’ Assunção. Cidade e história. Petróplis, RJ: Vozes, 2012.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DOMINGUES, Andrea Silva. A arte de falar: Redescobrindo trajetórias e outras histórias da Colônia do Pulador Anastácio/MS. São Paulo: Paco, 2011.
DOMINGUES, Andrea Silva. Cultura e Memória: O festejo de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Silvianópolis – MG. (Tese de Doutorado em História Social). PUC/SP: São Paulo: 2007.
GUARINELLO, Norberto Luiz. Festa, trabalho e cotidiano. In: JANCSÓ, I. & KANTOR, I. (Orgs.). Festa, Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. Vol. II, São Paulo: Ed. Hucitec / Edusp, 2001.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 6ª Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de janeiro: Aeroplano, 2000.
JURKEVICS, Vera Irene. Festas religiosas: a materialidade da fé. In: História: Questões & Debates, Curitiba, nº43, Ed. UFPR, 2005.
KHOURY, Yara Aun. Muitas memórias, outras histórias: Cultura e o sujeito na história. In: FENELON, Déa; MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun (Org). Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D’Água, 2004.
PEREZ, Léa Freitas. Antropologia das efervências coletivas. In: PASSOS, Mauro. A festa na vida: significados e imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias. São Paulo: Edusp, 1997.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.