Quantas grafias compõem a historiografia? Multimídia e novas linguagens em História
Resumen
A que linguagens um historiador pode recorrer para narrar sua disciplina? Mesmo que manifestamente tenha sido, até hoje, um acervo distinguido por narrativas textuais, já é possível supor que narrativas visuais e sonoras abrem perspectivas instigantes e relativamente pouco exploradas pelos atuais pesquisadores. Apesar do rádio, da televisão, do cinema e, recentemente, internet, serem objetos freqüentes de práticas de pesquisa e educação, é desconcertante constatar que a maioria dos historiadores, diante de tantas linguagens contemporâneas, baseie-se em um conceito de escrita da História restrito apenas a fluência em textos. A possibilidade de pesquisadores, professores e alunos de História escreverem a partir de "alfabetos" baseados em sons e imagens é o tema principal deste artigo. Para encaminhar o debate, apresenta-se aqui um método não convencional de escrita, a historiomidiografia, que pretende sugerir como historiadores, cujas escritas estão usualmente associadas a editores de texto (como o Word), podem utilizar editores de imagem, de som e de ferramentas de Web design para ampliar as formas de narrar nossa disciplina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.