As representações do feminino na educação rio-grandense segundo o discurso positivista (1889-1930)

Autores/as

  • Clarisse Ismério

Palabras clave:

Educação. Positivismo. Representação.

Resumen

A educação feminina no Rio Grande do Sul foi marcada pela influência do discurso positivista, que elegeu a mulher sua grande guardiã, mas ao mesmo tempo reforço a mentalidade baseada na moral conservadora que tinha como objetivo tirar a mulher do campo profissional e científico. Restringindo-a ao espaço privado, alegando que era irracional e não tinha controle de seus impulsos. Somente presa ao lar e tutelada pelo homem, poderia exercer uma influência positiva.

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Publicado

07/12/2009

Cómo citar

Ismério, C. (2009). As representações do feminino na educação rio-grandense segundo o discurso positivista (1889-1930). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 1(1). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/article/view/484

Número

Sección

Artigos do Dossiê