Do outro lado da fronteira a crise argentina de 2001 e a fundação do grupo brasileiro Construção ao Socialismo (CAS)
Palabras clave:
Insurreição. Trotskismo. Argentinazo.Resumen
Em 2001, a Argentina viveu uma profunda crise que teve como desfecho uma insurreição popular, conhecida como Argentinazo. As notícias que chegaram ao Brasil mexeram com alguns ativistas do movimento estudantil da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois eles também viviam um processo de mobilização. Por meio de um “intercâmbio militante” alguns desses ativistas consolidaram uma conexão transnacional com militantes argentinos da organização trotskista Convergencia Socialista (CS). Essa ligação deu origem ao grupo político Construção ao Socialismo (CAS), estabelecendo assim vínculos para além das fronteiras nacionais. Os militantes do CAS atuaram especialmente no Estado do Paraná, sendo influenciados diretamente pela CS. O CAS tinha como principal objetivo a construção de um partido revolucionário no Brasil e a reconstrução da IV Internacional. Neste ensaio pretendo analisar os impactos do Argentinazo na fundação do CAS a partir dos primeiros contatos estabelecidos entre brasileiros e argentinos, tais laços proporcionaram a criação de uma rede política transnacional.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.