Representações da mulher em livros didáticos de história: em meio a avanços, permanências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19447

Palavras-chave:

Historiografia didática, Concepção historiográfica, Representações, Mulheres

Resumo

Tomando como base de análise um conjunto de quatro compêndios escolares de autoria, editoria e contextos distintos, o presente artigo investiga o modo de representação da figura feminina em tais materiais. Nesse propósito, são analisadas, diacronicamente, obras didáticas publicadas entre as décadas de 1990 e 2020, no intuito de apurar as similitudes, disparidades e continuidades no âmbito da representatividade histórico-social e educacional da mulher, matizando, em cada livro, as potencialidades e limitações da temática para o campo do ensino de história. Os resultados indicam que, embora tenha havido avanços nos manuais mais recentes, sobretudo no que tange à ampliação da perspectiva analítica e à inclusão de mulheres enquanto partícipes da história, a tônica discursiva, entretanto, ainda apresenta permanências que remontam à historiografia tradicional, de viés positivista, privilegiando as narrativas de sujeitos masculinos brancos e de posição econômica favorável em detrimento de outros personagens históricos, especificamente aqui as mulheres, relegando-lhes, quando muito, um papel de meras coadjuvantes do processo histórico.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2024). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2020). Licenciado em História pela Universidade Norte do Paraná (2017). Tem experiência docente na Educação Básica, Técnica e Superior e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, Ensino de História, História da Educação e História do Brasil. Atualmente é Professor Colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Brenda Stéfany Marçal da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Licencianda em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão

Ana Paula Menotti, Universidade Estadual do Paraná

Licencianda em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão

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Publicado

23-08-2025

Como Citar

Silva, F. A. da, Silva, B. S. M. da, & Menotti, A. P. (2025). Representações da mulher em livros didáticos de história: em meio a avanços, permanências. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(40), 1–26. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19447