A UNEB em perspectiva: história, inovação e o movimento por ação afirmativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19053

Palabras clave:

Educação Superior, Acesso, Interiorização, Inclusão, Ação Afirmativa

Resumen

O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa e exploratória, com o objetivo de analisar a história da Uneb, enfatizando o movimento por ação afirmativa e sua contribuição para a construção de uma universidade mais justa e inclusiva para todos os segmentos da sociedade. A metodologia escolhida busca capturar as nuances históricas, políticas e sociais que marcaram a trajetória da instituição, com ênfase nas cotas raciais e nas estratégias voltadas para a inclusão social. Como resultado, o estudo evidenciou que a Uneb não apenas acompanhou as transformações sociais de seu tempo, mas também liderou o movimento por uma educação mais equitativa. E que a sua história de inovação e compromisso com a ação afirmativa serve de inspiração para outras instituições e mostra que, mesmo diante de resistências, é possível construir uma educação superior mais inclusiva, diversa e representativa.

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Biografía del autor/a

Jurandir de Almeida Araújo, Faculdade Visconde de Cairu

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Cientifífica (NUPIC) da Fundação Visconde
de Cairu e Professor do Curso de Pedagogia, e-mail do autor: jurandir@cairu.br

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Publicado

23/08/2025

Cómo citar

Araújo, J. de A. (2025). A UNEB em perspectiva: história, inovação e o movimento por ação afirmativa. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(40), 543–569. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19053