A UNEB em perspectiva: história, inovação e o movimento por ação afirmativa
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v21i40.19053Palabras clave:
Educação Superior, Acesso, Interiorização, Inclusão, Ação AfirmativaResumen
O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa e exploratória, com o objetivo de analisar a história da Uneb, enfatizando o movimento por ação afirmativa e sua contribuição para a construção de uma universidade mais justa e inclusiva para todos os segmentos da sociedade. A metodologia escolhida busca capturar as nuances históricas, políticas e sociais que marcaram a trajetória da instituição, com ênfase nas cotas raciais e nas estratégias voltadas para a inclusão social. Como resultado, o estudo evidenciou que a Uneb não apenas acompanhou as transformações sociais de seu tempo, mas também liderou o movimento por uma educação mais equitativa. E que a sua história de inovação e compromisso com a ação afirmativa serve de inspiração para outras instituições e mostra que, mesmo diante de resistências, é possível construir uma educação superior mais inclusiva, diversa e representativa.
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