A Instrução Pública Brasileira e o Ensino de Ciências no final do Império

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.16930

Palabras clave:

Escola Primária e Secundária. Educação Científica. Rui Barbosa. Métodos de Ensino de Ciência.

Resumen

Faz-se uma discussão, em torno da obra Primeiras Lições de Coisas, traduzida por Rui Barbosa, e sobre as ideias pedagógicas que circulavam no Brasil, no fim do século XIX, sobre o ensino de ciências no cenário educacional brasileiro, do ano de 1880 ao de 1890. O estudo foi norteado pelos questionamentos: Quais as principais características da instrução pública brasileira no período imperial? De que forma a difusão do ensino de ciências corrente, na época, em outros países, influenciou as propostas pedagógicas do ensino de ciências nas escolas primárias brasileiras? Na tentativa de obter respostas, referentes ao recorte temporal em estudo, investigou-se o contexto de circulação e a implementação de propostas de renovação pedagógica nas escolas primárias da época e buscou-se identificar possíveis concepções pedagógicas sobre o ensino de ciências. As análises foram desenvolvidas no âmbito da História do Ensino de Ciências e com o aporte teórico e metodológico da História Cultural. Nesse quadro educacional brasileiro, observou-se que o processo de modernização da nação teve o desenvolvimento industrial como o principal aspecto que desencadeou um ciclo intenso de debates sobre a renovação da instrução pública brasileira, em que a escola passa a assumir um papel totalmente diferente do que exercia nos anos anteriores.

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Biografía del autor/a

Edlani Santos Araújo Nazaré, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: edlanesantosnazare@gmail.com.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2022). Atualmente é Tesoureiro (Mandato 2022-2026) Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em física (1996), mestra em física (1988) e graduada em física (bacharelado-1982, licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio, coordena o grupo Pesquisa em Ensino de Ciência (gPEC) e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM (stricto sensu)/UFMA e editora da revista Ensino & Multidisciplinaridade - Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

24/10/2023

Cómo citar

Santos Araújo Nazaré, E., Costa, D. A. da, & Lima, M. C. A. (2023). A Instrução Pública Brasileira e o Ensino de Ciências no final do Império. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(34), 95–112. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.16930