As Replicações Visuais do Inferno de Dante

O Caso da Igreja de Santa Maria Novella

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15252

Palabras clave:

História, Análise Imagética.

Resumen

Nada mais popular do que a expressão "vá para o inferno!". No entanto, embora seja fácil merecer tal destino, não o era chegar lá. Nosso trabalho versa, justamente, a respeito do processo de transformação do Inferno de um não-lugar (utopos) em uma localização precisa, detalhada e inteligível. Temos como objetivo demonstrar que este processo de constituição do Inferno em um lugar detalhado, possível de ser visualizado nas pinturas, advém da formulação dantesca sobre o assunto. Para tanto, analisaremos a partir de uma perspectiva alinhada a Nova História Cultura, assim denominado, o Inferno, primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri (século XIV) e o afresco de mesmo nome pintado na Capela de Strozze (século XIV).

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Biografía del autor/a

Luana Barbosa Miranda Souza, Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros/ Campus Darcy Ribeiro

Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2020). Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes).

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Publicado

30/09/2022

Cómo citar

Souza, L. B. M. (2022). As Replicações Visuais do Inferno de Dante: O Caso da Igreja de Santa Maria Novella. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 189–213. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15252