História das mulheres e História pública: desafios e potencialidades de um ensino posicionado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12358

Palabras clave:

Desigualdade de gênero. Ensino de história. História pública. História das mulheres.

Resumen

O texto apresenta uma discussão sobre as possibilidades do ensino de história das mulheres, em sua relação com a história pública e com o cenário conflituoso de avanços e opressões sobre  o  gênero  feminino,  no  Brasil.  Acreditamos  que  o  ensino  de  história  possa  promover processos  posicionados  no  reconhecimento  das  histórias  das  mulheres,  questionando narrativas históricas pretensamente neutras. Para isso, propomos algumas práticas, fazendo uso  de  narrativas  biográficas  ou  autobiográficas  femininas  (individuais  ou  em  rede)  e  de tecnologias diversas, para facilitar o acesso, a análise, a produção e o compartilhamento do conhecimento  histórico,  a  partir  de  demandas  do  presente  e  do  diálogo  com  diferentes públicos, dentro e fora da sala de aula.

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Biografía del autor/a

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em HIstória Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutamento pela UFF/RJ. Mestra pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).Coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Brasil e do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP) e do Formatio (UNIFAL). Trabalha com os temas: História Pública; história oral, gênero e ensino de história.

Lívia Nascimento Monteiro, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta de Laboratório do Ensino de História e Supervisora do Estágio obrigatório na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Professora Colaboradora no ProfHistória - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal Fluminense. Participa do grupo de pesquisa Cultna - Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico - coordenado pela profa. dra. Martha Abreu e do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH. Produtora e roteirista do documentário "Dos Grilhões aos Guizos. Festa de maio e as narrativas do passado", fruto de sua tese de doutorado, em parceria com a Narre Produções e a Associação de Congada e Moçambique de Piedade do Rio Grande-MG.

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Rovai, M. G. de O., & Monteiro, L. N. (2020). História das mulheres e História pública: desafios e potencialidades de um ensino posicionado. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 206–230. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12358