Entre o “Congresso Feminista” e a “perversidade”: os debates sobre gênero nas páginas da composição teatral Sonho de Ópio
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12152Palabras clave:
Gênero. Rio de Janeiro. Teatro de Revistas. Companhia de Teatro São José.Resumen
A partir da composição Sonho de Ópio, encenada pela Companhia Teatral São José, este trabalho se propõe a refletir sobre as imbricadas relações entre participação política feminina e o universo cultural carioca na Primeira República. Para tanto, o conceito de gênero se faz relevante, na tentativa de ressignificar a atuação e experiências femininas, revelando protagonismo social tanto na esfera pública, como em aspectos privados. Intentaremos perceber como as personagens femininas “Suffragista” e “Perversidade” nos fornecem indícios para compreender como mulheres, de diversos segmentos sociais, ocuparam o espaço público e o universo do entretenimento carioca dos anos 1920, em meio às profundas desigualdades de gênero.
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