Mulheres educadas e devotas: a reforma dos discursos católicos e a implementação de modelos femininos modernos em Teresina
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.11988Palabras clave:
Mulheres. Escolarização. Catolicismo.Resumen
No final do século XIX e na primeira metade do século XX, as mulheres foram alçadas à condição de aliadas da Igreja católica, ponto de apoio para desenvolver prática discursiva voltada à construção da ordem social e ao combate a laicização da sociedade. Objetivando capturar as mulheres para a causa católica, a instituição efetivou estratégias como: a instalação de escolas confessionais, de associações religiosas orientadas ao público feminino e a divulgação de discurso prescritivo, que definiam parâmetros comportamentais esperados para a mulher moderna, enquadrada no perfil de uma mulher católica. Na construção do argumento, utilizaremos artigos de jornais que circularam em Teresina, obras literárias, estatutos de escolas confessionais e, ainda, depoimentos orais que nos ajudaram a entender a problemática da formação feminina no referido período.
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