Mulheres educadas e devotas: a reforma dos discursos católicos e a implementação de modelos femininos modernos em Teresina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.11988

Palabras clave:

Mulheres. Escolarização. Catolicismo.

Resumen

No  final do século XIX e na primeira metade do século XX, as mulheres foram alçadas à condição de aliadas da Igreja católica, ponto de apoio para desenvolver prática discursiva voltada à construção da ordem social e ao combate a laicização da sociedade. Objetivando capturar as mulheres para a causa católica, a instituição efetivou estratégias como: a instalação de escolas confessionais, de associações religiosas orientadas ao público feminino e a divulgação de discurso prescritivo, que definiam parâmetros comportamentais esperados para a mulher moderna, enquadrada no perfil  de uma mulher católica. Na construção do argumento, utilizaremos artigos de jornais que circularam em Teresina, obras literárias, estatutos de escolas confessionais e, ainda, depoimentos orais que nos ajudaram a entender a problemática da formação feminina no referido período.

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Biografía del autor/a

Pedro Vilarinho Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em História, Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI.

 

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Publicado

01/06/2020

Cómo citar

Castelo Branco, P. V. (2020). Mulheres educadas e devotas: a reforma dos discursos católicos e a implementação de modelos femininos modernos em Teresina. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 371–391. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.11988