Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10559

Palabras clave:

Objeto cultural, pregões, vendedores de rua

Resumen

O pequeno comerciante explora inúmeros recursos para vender um produto, como pregões, linguagem corporal, elementos parodísticos, poesia oral, cantos e sons ritmados, artifícios verbais, entonação de voz e linguagem estilizada. O objetivo do presente estudo é comentar descrições de vendedores ambulantes, cantos e pregões de rua como objetos culturais em textos memorialísticos. Considerando tal propósito, neste artigo o conceito de objeto cultural se define em comparação com a ideia de “lugares da memória”, termo cunhado por Pierre Nora (1989) e com a noção antropológica de “traços”, desenvolvida por Jean-Yves Boursier. A análise mostra que relatos históricos, literários e memorialísticos registram a imagem de vendedores de rua e pregões destacando aspectos mnemônicos, pitorescos e sociais.

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Biografía del autor/a

Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do LEJ, Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

30/06/2021

Cómo citar

Gabriel, M. A. R. (2021). Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(29), 134–149. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10559