Roma Locuta: causa finita? O repto da Igreja brasileira ao papado de João Paulo II
Keywords:
Igreja Católica. Teologia da Libertação. Vaticano.Abstract
O presente trabalho é um esforço por pensar o processo de formação do Cristianismo de Libertação no Brasil e a oposição que logo ganhou do Vaticano. Nossa reflexão se inscreve no sentido de entender que a Igreja do Brasil assumiu a Teologia da Libertação não somente como modeladora de seu discurso e prática social, mas especialmente de seu modo de operação, consubstanciando um modelo eclesial com nuances independentes em face do poder vaticano. A ofensiva da Santa Sé, nos anos de 1980, contudo, logrou abortar esse processo de construção da Igreja do Brasil, que caminhava no sentido de reordenar as relações da Santa Sé com as igrejas locais, abandonando a relação de subordinação em benefício de uma relação de comunhão. Para tanto, nos valemos de larga bibliografia sobre o tema, além de entrevistas com personagens dessa história.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.