Right to memory, cultural citizenship and history teaching in the official curriculum of the state of são paulo
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8496Keywords:
Memory, Cultural Citizenship, Teaching, Curriculum.Abstract
The contributions of the actions and cultural assets of the past from various social sectors to the historical formation of Brazilian society present in the curricula of the discipline of History constitute an essential factor for the universal and democratic access of all individuals to the right of constitution of an individual and collective memory and for the recognition of the political participation of various agents and social groups in the transformation of the national reality. This article seeks to analyze in the Official Curriculum of the State of São Paulo the role of History teaching for the constitution of memory and the guarantee of the right to cultural citizenship for the social, ethnic and cultural diversity that compose the student body of the state basic education network.
Downloads
References
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: O saber histórico na sala de aula. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2006, p.11-27.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 14 de janeiro de 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 14 de janeiro de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados. São Paulo: USP, v. 9, nº 23, p.71-84, 1995.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2007.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de História. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, nº 25/26, p. 265-276, set. 1992/ ago. 1993.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes. Campinas: UNICAMP, v. 25, nº 67, p.378-388, set./dez. 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. O que e como ensinar: por uma História prazerosa e consequente. In: História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2016, p.17-36.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012.
VEIGA NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, nº 23, p.5-15, maio/ jun./ jul./ ago. 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.