A fotografia-quadro em imagens de conflitos bélicos: a permissividade à Arte Contemporânea e à expressão do produtor, nas coberturas fotográficas noticiosas de guerras
Keywords:
Ponto de vista. Encenação. Subjetivismo. Fotojornalismo de guerra. Arte contemporânea.Abstract
As coberturas fotojornalísticas de guerras foram ao longo da história beneficiadas pela crença de atribuir aos conflitos a verdade documental daquilo que era representado. A imagem índice e a metáfora do “espelho do real” fomentaram um mercado de imagens de violência que sustentavam sua credibilidade, junto ao público, na transmissão da realidade ocorrida em zonas de conflitos. Isso provocou uma abundância de fotografias pouco reflexivas e colaborativas no discurso ideológico de grandes potências mundiais. Este trabalho propõe questionar a veracidade da fotografia-documento e lançar luz sobre a permissividade à arte contemporânea como possibilidade de linguagem fotográfica, a qual contribui a novas interpretações em imagens noticiosas de guerras. Se antes a encenação, a pose e a manipulação foram afastadas dos registros imagéticos por atribuírem falseamento ao referente, agora esses elementos são (re)apropriados pelos fotojornalistas alçando o ponto de vista do produtor ao lugar de protagonismo das representações visuais de confrontos bélicos.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.