O Patrimônio Interpretado Através de Fotografias Históricas: As Transformações da Praça Central de Três Lagoas/MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.9544Keywords:
Patrimônio. Três Lagoas. Praça Central.Abstract
As fotografias registraram importantes acontecimentos na história de Três Lagoas/MS, incluindo histórias da Praça Central. Este artigo objetiva identificar as principais transformações pelas quais a praça percorreu desde seu surgimento até os dias atuais. Realizaram-se pesquisas no acervo do Museu Fotos de Três Lagoas, além do acervo fotográfico da Prefeitura local e relatos via gravação telefônica com atores importantes nesse contexto. A partir disso, as fotografias foram analisadas correlacionando o seu potencial enquanto documento e enquanto elemento patrimonial para a construção da história da cidade. Conclui-se que, embora a Praça Central diferencie-se a cada projeto de revitalização, a necessidade de preservá-la enquanto patrimônio tem a mesma importância que no passado, uma vez que as ações do presente serão histórias no futuro.
Downloads
References
BARBOSA, G. L.; DOBRI, T.L.; FERNANDES, A. L. V.; PINHO, R. G. Patrimônio histórico-cultural de Três Lagoas/MS: a percepção dos frequentadores sobre a revitalização da Praça da Bandeira, atual Praça Ramez Tebet. Revista Conexão Eletrônica, v.12/1, p. 515-532, 2015.
BARRETTO, M. Turismo e Legado Cultural: as possibilidades do planejamento. Ed. Papirus (Coleção Turismo), Campinas/SP, 2000.
CÂMARA, R. da S.; ALBUQUERQUE, L. O patrimônio histórico da cidade de Três Lagoas/MS e a possibilidade de sua utilização como atrativo turístico cultural. Revista Conexão Eletrônica, v. 9, n. 1/2, p. 1-9, 2012.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19/10/2018.
DIAS, R. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
DICIONÁRIO AURÉLIO ONLINE. Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=Posseiros. Acesso em: 14/05/2018.
DROPA, Ana Flávia Nemes Schwab; TRZASKOS, Luana; BAUM, Jéssica. A Imagem Fotográfica como Recurso de Valorização Cultural e seu uso pelo Turismo: um estudo de caso da Colônia Sutil. VII ENPPEX – Universidade e Gestão Pública: perspectivas e possibilidades. II Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Fecilcam. Ponta Grossa/PR, 2011.
FERNANDES, Rodrigo. Entrevistas realizadas nos dias: 30/08/2018 às 17h32, 26/09/2018 às 16h05 e 27/09/2018 às 19h58.
FRANCISCO, A, L. Ciclos Econômicos Aportados na Cidade de Três Lagoas – Da Pecuária as Indústrias de Transformação. Dissertação (Mestrado em Geografia). Editora UFMS, Três Lagoas MS, 2013.
JORNAL DO POVO. Para sempre na memória. Centenário de Três Lagoas. RCN: Grupo de Comunicação, 2015.
JORNAL DO POVO. Zaguir: comércio da cidade foi fortalecido com a dedicação dessa família. Centenário de Três Lagoas. RCN: Grupo de Comunicação, 2015.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1990.
LEMOS, C. A. C. O que é patrimônio histórico. 2.ed. ver. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos; 51)
LEVORATO, Adão Valdemir. Três Lagoas: Dama em Preto e Branco (1918 – 1964). Evergraf, Três Lagoas, 1998.
MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. Ilustrações Girotto. São Paulo: Moderna, 2001.
MAUAD, A. M. Através da Imagem: fotografia e História – interfaces. In: Revista Tempo. n. 2. Deptº de História. Niterói. UFF. 1996.
MENEZES, Clorinda Trujillo Rulli. Entrevista realizada no dia 04/10/2018 às 16h47.
MOYSES, Juliana Mastelini. Ivaiporã: Histórias a partir de Fotografias e Oralidade. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Projeto de Iniciação Cientifica pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina/PR, 2011.
PACHECO, Diego de Lima; LARA, Camila de Brito Quadros. História, memória e patrimônio cultural de Três Lagoas/MS: as imagens fotográficas da “cidade das águas”. Anais do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu/PR, 2017.
PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.
ROCHA, T. S. F. Refletindo sobre memória, identidade e patrimônio: as contribuições do programa de Educação Patrimonial do MAEA-UFJF. Anais do XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG): Mariana/MG, 2012.
RODRIGUES, Marly. Preservar e Consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P.P.; PINSKY, J. Turismo e Patrimônio Cultural. Ed. Contexto (Coleção Turismo Contexto), 4ª.ed. São Paulo/SP, 2005, p. 15-24.
SITE HOJE MAIS. Pretérito mais que perfeito. Disponível em: http://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/geral/preterito-mais-que-perfeito. Acesso em: 14.05.2018.
SÔNEGO, Márcio Jesus Ferreira. A Fotografia como fonte histórica. Revista Eletrônica Historiae, Rio Grande/RS, 1 (2): 113-120, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica História em Reflexão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.