Considerações sobre o “milagre econômico” brasileiro na imprensa douradense (1970-1973)
Keywords:
Imprensa. Milagre Econômico. Ditadura Militar. Dourados.Abstract
Na década de 1970, período em que o Brasil era governado pelos militares, ocorreu um considerável crescimento da economia brasileira, proporcionando ao país o desenvolvimento do setor industrial e a ampliação de sua infra-estrutura. No governo do General Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), o Brasil se tornou um mercado atrativo, de modo que capitais prosperaram tanto na forma de empréstimos quanto de investimentos diretos. A imprensa, no auge do denominado “milagre econômico”, divulgou de forma positiva os projetos criados e mantidos pelo Governo, já que sob o efeito da censura, as reportagens políticas eram escritas de forma superficial e amena. Em particular, a região Centro-Oeste também sentiu os efeitos desse crescimento econômico, sobretudo, com a construção de indústrias, a viabilização de investimentos em infra-estrutura e no setor agropecuário. Diante disso, este trabalho objetiva refletir como a imprensa Douradense, em especial, por meio do jornal Folha de Dourados (1970-1973), representou em suas páginas as ações do Estado, dentro do chamado “milagre econômico”.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.