The bloggers narratives: the writing of “self” as an enterprise
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8483Keywords:
History of Present Times. Blogs. Narrative. Memory.Abstract
The Brazilian bloggers Camila Coelho and Camila Coutinho became professional within the field of fashion and in the internet. The transformations in social relations and in the sensibilities that blogs provided, contribute to understand the significations about the present time or a very recent past. Their blogs, respectively “Camila Coelho” and “Garotas Estúpidas”, performed through narratives about personal memories, the representation of their trajectory as writing of the self. Were analyzed Interviews and depositions of the two bloggers as a proposal to seek subsidies to understand their narratives as potential constituents of subjectivity and memory spaces. Therefore, it’s necessary to notice the blogs as an alternative space of writing and creative expression of the self.
Downloads
References
BRESCIANO, Juan Andrés. La historiografía en el amanecer de la cultura digital. Montevideo: Ediciones Cruz del Sur, 2010.
COELHO, Camila. Bate Papo: Eu mudei!. Blog Camila Coelho. 18 de Abril de 2015. Disponível em <http://camilacoelho.com/2015/04/18/bate-papo-eu-mudei/>. Acesso em dezembro de 2017.
COUTINHO, Camila. Segredos de Fashion Week: Fitting, equipe, street style, $$$... Blog Garotas Estúpidas. 31 de Março de 2015. Disponível em <http://www.garotasestupidas.com/segredos-de-fashion-week-fitting-equipe-street-style/>. Acesso em dezembro de 2017.
DOMINGUES, Marina. Camila Coelho: como nasce uma blogueira de sucesso. Estadão. Vida & Estilo Moda. Setembro de 2014. Disponível em <http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/moda,camila-coelho-como-nasce-uma-blogueira-de-sucesso,1558508>. Acesso em dezembro de 2016.
DOSSE, François. Renascimento do Acontecimento. São Paulo: Unesp, 2013.
FREUND, Alexander. “Os animais que confessam”: Contribuição para uma história de longa duração da entrevista de história oral. Revista tempo e argumento. Florianópolis, v. 06, n. 13, p. 203-239, 2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: Presentismo e experiências do tempo. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
HINERASKY, Daniela Aline. O fenômeno dos blogs street-style: do flâneur ao “star blogger”. Porto Alegre, 2012. Tese. Programa de pós-graduação em Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC Rio, 2006.
LEMENTY, Anna Carolina. Make-up free. Revista Estilo. Edição 149. Fevereiro de 2015 (digitalizada). Disponível em <http://camilacoelho.com/clipping/ >. Acesso em dezembro de 2015.
LEVY, Nathalia. “Os blogs precisam se especializar e oferecer conteúdo e embasamento”, diz Camila Coutinho. Revista Elle. Julho de 2016. Disponível em <http://elle.abril.com.br/moda/os-blogs-precisam-se-especializar-e-oferecer-conteudo-e-embasamento-diz-camila-coutinho/>. Acesso em dezembro de 2016.
MACHADO, Wladimir Silva. Do podrinho ao vintage: a visualidade nos blogs de moda e a publicidade em imagens de look do dia. Goiânia, 2013. Dissertação. Programa de pós-graduação em Arte e Cultura Visual. Universidade Federal de Goiás.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo: v. 10, p. 7-28, dez. 1993.
OLIVEIRA, Bruno Lima. Blogs: constituição de si e memória do presente – nova forma de labor literário. In: OSWALD, DO COUTO, WORCMAN (orgs.). Narrativas digitais, memórias e guarda. Curitiba: CRV, 2014.
OLIVEIRA, Márcia Ramos de; MUCELIN, Patrícia Carla. Os blogs sob o olhar do historiador. In: RODRIGUES, Rogério Rosa (Org). Possibilidades de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2017.
PACCE, Lilian. Blogueira & empresária: Camila Coutinho. Plataforma Lilian Pacce. Dezembro de 2013. Disponível em <http://www.lilianpacce.com.br/moda/blogueira-e-empresaria-camila-coutinho/>. Acesso em dezembro de 2016.
SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
SILVA, Cristiani Bereta da. Narrativas digitais sobre os exames de admissão ao ginásio: ego-documentos e cultura escrita na história do tempo presente. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis: v. 7, n.15, p. 5-41. Maio/ago. 2015.
TANCREDI, Thamires. Entrevista! Blogueira de moda mais influente do Brasil, Camila Coutinho fez de seu nome uma grife. Revista Donna. Janeiro de 2016. Disponível em <http://revistadonna.clicrbs.com.br/moda/entrevista-blogueira-de-moda-mais-influente-brasil-camila-coutinho-fez-de-seu-nome-uma-grife/>. Acesso em julho de 2016.
WESCHENFELDER, Aline. Transformações da expert em celebridade: O caso Camila Coelho. In: Colóquio Semiótica das Mídias, 3, 2014, Japaratinga. Anais. Japaratinga: Centro Internacional de Semiótica e Comunicação. 2014. p. 1-13.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.