Assumindo outros papéis: o caso da viúva Francisca Pereira Pinto
Keywords:
Francisca Pereira Pinto. Migrações. Outros papéis.Abstract
O presente artigo surgiu a partir das aulas de História da Imigração na América Latina junto ao mestrado de história da UNISINOS. Tem como objetivo principal abordar algumas das migrações que Francisca Pereira Pinto realizou ao longo do século XIX buscando analisar situações ligadas à trajetória da mulher que fez parte do processo de povoamento e colonização da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, apresentaremos alguns dos papéis que ela assumiu ao longo de suas andanças, entre os quais o de viúva. Haja vista que, após ter assumido tal condição passou a gerenciar negócios, bem como, não titubeou em recorrer a diferentes instâncias do poder a fim de fazer valer seus direitos, defendendo muito mais do que patrimônio, pois o que estava em jogo era seu reconhecimento social, sua respeitabilidade e o nome da família que ela representava.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.