Codificação das diferenças: a invenção do homem latino
Keywords:
Codificação das diferenças. América Latina racializada. Perspectiva do subalterno.Abstract
Abre-se espaço para o empreendimento de desconstruções de alguns discursos produzidos sobre aqueles dos quais sua voz sempre foi nula ou irracionalizada no tônus das teorias vigentes sobre grupos subalternos, sejam os codificados pela raça, pelo gênero ou pela posição social. Neste estudo, permite-se o uso da subalternidade racial como perspectiva porque se visa uma revisão parcial de colocações já assentadas a fim de se ampliar a visão da própria idéia de subalternidade, de colônias modernas, da racialização e do sujeito do conhecimento. Cabe destacar que, agora pela perspectiva do colonizado, o homem latino racializado e de subalternidade vigente, em uma América de capitalismo colonial/moderno e eurocentrado desloca-se para nova posição ao adotar uma relação com a produção de discursos sobre si próprio. E este ato interfere em aspectos de legitimidade e legalidade inclusive dos materiais reconhecidos como historia oficial das sociedades. Fazem postos outros debates não-emancipatórios, mas abertos à tomada de consciência sobre as contingências impostas pela modernidade, ao homem de colônia forjado em campos de naturalização fenotípica por emblemas como superioridade e inferioridade. Dados estes que outrora se colocavam invisíveis e, por isso, inexistentes nos campos de debate, tendem agora a serem tomados por outra perspectiva, que pode ser articulada a partir da voz dos subalternos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.