A invenção do Brasil no mito fundador da Umbanda
Keywords:
História. Antropologia. Religiões Afro-brasileiras. Umbanda. Macumba.Abstract
Esse artigo procura contribuir na discussão da suposta criação da Umbanda, religião Afro-brasileira, no início do século XX na Cidade do Rio de Janeiro. Toma por base a história que circula em parte do meio umbandista de Zélio de Morais. A partir dessa história, aqui analisada como um mito, busca-se sinalizar para a contextualização história da Macumba em início do século XX. A partir de alguns vetores históricos como a influência do cientificismo europeu no Brasil, da passagem da Monarquia à República e o fim da escravidão é procurado demonstrar os elementos constitutivos desse mito em que grau ele se desdobra na realidade histórica das casas religiosas de Umbanda e/ou Macumba. O campo teórico é estabelecido no diálogo da História Cultural com a Antropologia Cultural.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.