O uso da história oral como instrumento de análise do habitus e da reprodução social no agreste: um estudo sobre os sitiantes do município de Queimadas (PB)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.15226Keywords:
História oral de vida. Habitus de classe. Reprodução Social.Abstract
Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões sobre a história oral de vida como instrumento para analisar o habitus de classe (Bourdieu, 2005) e a reprodução social (Marx, 1959) do grupo dos sitiantes da região do Agreste, nas últimas décadas. Temos, como recorte inicial de pesquisa, os resultados obtidos no município de Queimadas, no entorno de Campina Grande, na Paraíba, usando a metodologia de história oral de vida (Meihy, 2005), através das transcrições das entrevistas livres com os agentes sociais. Observamos que esses atores sociais migraram da atividade do roçado no sítio para a atividade de produção domiciliar de confecções em geral, mantendo a mesma organização social do trabalho transladada do rural para o urbano.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas.6. ed.São Paulo: Perspectiva, 2005.
BURNETT, Annahid. Vozes da Sulanca. Alemanha: Editora NEA, 2016.
CORREIA DE ANDRADE, Manuel. A terra e o homem no Nordeste: Contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FENELON, Dea Ribeiro. Caráter e Natureza do Sistema Colonial Português. São Paulo: HUCITEC, 1974.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – www.ibge.gov.br.
LOPES, José. Terra Tataguaçú: Retalhos da história de Queimadas.1. ed. Campina Grande: RHCG, 2015.
MARIZ, Celso. Evolução econômica da Paraíba. 2. ed. João Pessoa: A União Companhia Editora, 2007.
MARX, Karl. Le Capital– Critique de L’Économie Politique, Livre Premier, Le Dévelopment de La production Capitaliste,Traduction de Joseph Roy et entièrement revisée par l’auteur. Paris: Éditions Sociales, 1959.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
RILEY, Dylan. A teoria de classes de Pierre Bourdieu.Estudos Sociológicos. Araraquara v.24 n.46 p.181-210 jan.-jun. 2019.
SOBRINHO, Reinaldo de Oliveira. Anotações para a história da Paraíba.1. ed. Paraíba: Ideia, 2002.
TAVARES, V. C. A percepção dos agricultores rurais do município de Queimadas/ PB sobre a degradação do bioma Caatinga. Acta Geográfica, Boa Vista, v. 12, p. 74-89, 2018.
SOUZA, Mauricea Santina Soares. Trabalha comigo ou a família de casa ou a família da igreja.História Oral concedida em 2017.
TAVARES, Josefa Velez; SILVA, Gercino Deodoro da. Meu marido costura também, ele faz bolsa, faz tudo. História Oral concedida em 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica História em Reflexão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.