O álbum gráfico de Mato Grosso e o processo de modernização da economia do Estado na década de 1910
Palavras-chave:
Mato Grosso. Álbum Gráfico. Economia.Resumo
Na década de 1910 verificou-se em Mato Grosso um processo de racionalização política e de modernização econômica. Aquele era um período em que a afluência de capitais estrangeiros chegava às mais diversas partes do mundo. Para divulgar as potencialidades da região e atrair investimentos, o governo local, juntamente com alguns empresários, patrocinou a publicação de uma obra propagandística intitulada Álbum Gráfico de Mato Grosso, que veio a lume em 1914. Trata-se de uma obra composta por textos e imagens, produzida em papel de alta qualidade que procurava descrever, com riqueza de detalhes, a história local, e apresentar, “a quem pudesse interessar”, os principais ramos da economia, o sistema de transporte e a infraestrutura administrativa do Estado. Pouco mais de um século após a publicação original, o presente artigo busca compreender como seus autores/organizadores, pessoas vinculadas à elite mato-grossense, percebiam as transformações pelas quais passava a realidade econômica local. Nesse sentido, tomando como instrumental analítico as categorias formuladas por Reinhart Koselleck, espaço de experiência e horizonte de expectativa, procurou-se verificar quais eram as expectativas, contradições e incertezas com relação ao futuro, passíveis de serem percebidas por meio de uma análise qualitativa dos textos que compõem o Álbum Gráfico de Mato Grosso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.