Indícios da alteração ambiental nas crônicas de Três Viajantes (Rio Grande do Sul, 1808-1827)
Palavras-chave:
História ambiental. Ecologia. Rio Grande do Sul.Resumo
Espécies da fauna e flora do Velho Mundo chegaram às partes meridionais do Brasil através da ocupação europeia, alterando a configuração biótica da região. Assim, a disponibilidade de novos recursos às espécies nativas e a inserção de outros predadores na cadeia alimentar modificaram as interações interespecíficas regionais. Através da análise das obras de Auguste de Saint-Hilaire, John Luccok e Nicolau Dreys foi possível perceber como os elementos exógenos da fauna e flora já estavam bastante integrados ao meio ambiente do Rio Grande do Sul no início do século XIX.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.