Educação Integral da pessoa: um estudo da Legislação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v18i35.17458Palavras-chave:
Educação Integral, Formação da Pessoa, Hermenêutica, Leis de EducaçãoResumo
Esta pesquisa documental tem como objeto o tema Educação Integral, compreendido como o processo de aperfeiçoamento que visa a completude humana, não tendo necessariamente relação com ampliação da carga horária escolar. O objetivo é identificar as características do conceito de Educação Integral em Constituições, Decretos, Portarias e Leis brasileiras. A fundamentação teórica está alicerçada nos escritos dos filósofos Von Hildebrand (2020), Mounier (1974) e Sucupira Lins (2022, 2018, 2014). A metodologia está alicerçada na hermenêutica de Paul Ricoeur (1988) que possibilita o aprofundamento nos documentos selecionados buscando desvendar a real intencionalidade dos autores. A análise dos documentos legais levou à conclusão que há indícios quanto à concepção de Educação Integral presente na legislação brasileira.
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