A Instrução Pública Brasileira e o Ensino de Ciências no final do Império
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.16930Palavras-chave:
Escola Primária e Secundária. Educação Científica. Rui Barbosa. Métodos de Ensino de Ciência.Resumo
Faz-se uma discussão, em torno da obra Primeiras Lições de Coisas, traduzida por Rui Barbosa, e sobre as ideias pedagógicas que circulavam no Brasil, no fim do século XIX, sobre o ensino de ciências no cenário educacional brasileiro, do ano de 1880 ao de 1890. O estudo foi norteado pelos questionamentos: Quais as principais características da instrução pública brasileira no período imperial? De que forma a difusão do ensino de ciências corrente, na época, em outros países, influenciou as propostas pedagógicas do ensino de ciências nas escolas primárias brasileiras? Na tentativa de obter respostas, referentes ao recorte temporal em estudo, investigou-se o contexto de circulação e a implementação de propostas de renovação pedagógica nas escolas primárias da época e buscou-se identificar possíveis concepções pedagógicas sobre o ensino de ciências. As análises foram desenvolvidas no âmbito da História do Ensino de Ciências e com o aporte teórico e metodológico da História Cultural. Nesse quadro educacional brasileiro, observou-se que o processo de modernização da nação teve o desenvolvimento industrial como o principal aspecto que desencadeou um ciclo intenso de debates sobre a renovação da instrução pública brasileira, em que a escola passa a assumir um papel totalmente diferente do que exercia nos anos anteriores.
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