As Replicações Visuais do Inferno de Dante

O Caso da Igreja de Santa Maria Novella

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15252

Palavras-chave:

História, Análise Imagética.

Resumo

Nada mais popular do que a expressão "vá para o inferno!". No entanto, embora seja fácil merecer tal destino, não o era chegar lá. Nosso trabalho versa, justamente, a respeito do processo de transformação do Inferno de um não-lugar (utopos) em uma localização precisa, detalhada e inteligível. Temos como objetivo demonstrar que este processo de constituição do Inferno em um lugar detalhado, possível de ser visualizado nas pinturas, advém da formulação dantesca sobre o assunto. Para tanto, analisaremos a partir de uma perspectiva alinhada a Nova História Cultura, assim denominado, o Inferno, primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri (século XIV) e o afresco de mesmo nome pintado na Capela de Strozze (século XIV).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Barbosa Miranda Souza, Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros/ Campus Darcy Ribeiro

Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2020). Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGH/Unimontes).

Referências

ALIGHIERI, Dante. “Inferno”. In: A Divina Comédia. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 29- 253.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. Tradução: Marcelo Rede; prefácio de Jacques Le Goff. São Paulo: Globo, 2006.

BASCHET, Jérôme. Introdução: a imagem-objeto. In: BASCHET, Jérôme; SCHMITT, JeanClaude. L'image. Fonctions et usages dês images dans l'Occident médiéval. Tradução: Maria Cristina C. L. Pereira Paris: Le Léopard d'Or, 1996. p. 7-26.

BASCHET, Jérôme. Introdução: Pensé e figurative et analys e dês images. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre-Olivier (Orgs.). Les images dans l’occident medieval. Turnhout: BrepolsPublishers, 2015. p. 195-197.

BOSKOVITS, Miklós. “Nardo di Cione,” Italian Paintings of the Thirteenth and Fourteenth Centuries. The Systematic Catalogue of the National Gallery of Art. Washington, 2016. Disponível em: https://purl.org/nga/collection/constituent/1745. Acesso dia 15 nov. 2020.

BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega. vol. I. Petrópolis, RJ: Vozes, 4ª Edição, 2000.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo: Ensaio sobre o absurdo. Disponível em: < http://sanderlei.com.br/PDF/Albert-Camus/Albert-Camus-O-Mito-de-Sisifo.pdf>. Acesso dia 17 jun. 2018.

DI CIONE, Nardo. Inferno. Disponível em: http://libraryexhibits.uvm.edu/omeka/items/show/1560. Acesso dia 08 out. 2021.

Divina Comedia Estructura. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/244399488/DivinaComedia-estructura-pdf. Acesso dia 1 mar. 2018.

GARDINER, Eileen. Visions of Heaven & Hell before Dante. New York: Italica Press, 1989.

LE GOFF, Jacques. O nascimento do purgatório. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

LEE; PÉREZ-SIMON. Relations texte/image. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre-Olivier 81 (Orgs.). Les images dans l’occident medieval. Turnhout: Brepols Publishers, 2015. p. 291- 303.

LIMA, José Carlos. A Divina Comédia – Inferno – Personagens, Símbolos e Notas. Disponível em: http://advivo.com.br/blog/jose-carlos-lima/a-divina-comedia-%E2%80%93-inferno-%E2%80%93-personagens-simbolos-e-notas. Acesso dia 18 jun. 2018.

LURKER, Manfred. Dicionário de deuses e demônios. Tradução: Cécilia Camargo Bartalotti, Marcelo Brandão Cipolla. – São Paulo: Martins Fontes, 1993.

MAURO, Italo Eugenio. Dante, sua obra e eu tempo. In: A Divina Comédia. São Paulo: Editora 34, 2014.

MÉHU, Didier. Lesrapports dans I’image. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre-Olivier (Orgs.). Les images dans l’occident medieval. Turnhout: BrepolsPublishers, 2015. p. 275-290.

MINOIS, Georges. Historia de lós infiernos. Tradução: Godofredo González. Paris:Librairie Arthcme Fayard, 1991.

PASTOUREAU, Michael. El color. In: Una historia simbólica de la Edad Media occidental. Buenos Aires: Katz, 2006. p. 122-234.

PASTOUREAU, Michael. La couleur. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre- Olivier (Orgs.). Les images dans l’occident medieval. Turnhout: Brepols Publishers, 2015. p. 227- 237.

PASTOUREAU, Michael; SIMONNET, Dominique. Breve historia de los colores. Barcelona: Paidós, 2005.

PROKOPP, Mária. Dante e la pittura del trecento. Nardo di Cione: Gli affreschi della Cappella Strozzi Santa Maria Novella, Firenze, 1352-57. Disponível em: http://www.verbumanalectaneolatina.hu/pdf/3-1-05.pdf. Acesso dia 29 jul. 2020.

QUÍRICO, Tamara. Inferno e Paradiso. Dante, Giotto e As Representações do Juízo Final Na Pintura Toscana do Século XIV. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

QUÍRICO, Tamara. Inferno e Paradiso: As representações do juízo Final nas pinturas toscanas do século XIV. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Tradução: José Rivair Macedo. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

VOYER, Cécile; LEONI, Simona Boscani. La peinture murale: I’mage ET Le lieu rituel. In: BASCHET, Jérôme; DITTMAR, Pierre-Olivier (Orgs.). Les images dans l’occident medieval. Turnhout: BrepolsPublishers, 2015. p. 65-82.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Souza, L. B. M. (2022). As Replicações Visuais do Inferno de Dante: O Caso da Igreja de Santa Maria Novella. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 189–213. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15252