Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10559

Palavras-chave:

Objeto cultural, pregões, vendedores de rua

Resumo

O pequeno comerciante explora inúmeros recursos para vender um produto, como pregões, linguagem corporal, elementos parodísticos, poesia oral, cantos e sons ritmados, artifícios verbais, entonação de voz e linguagem estilizada. O objetivo do presente estudo é comentar descrições de vendedores ambulantes, cantos e pregões de rua como objetos culturais em textos memorialísticos. Considerando tal propósito, neste artigo o conceito de objeto cultural se define em comparação com a ideia de “lugares da memória”, termo cunhado por Pierre Nora (1989) e com a noção antropológica de “traços”, desenvolvida por Jean-Yves Boursier. A análise mostra que relatos históricos, literários e memorialísticos registram a imagem de vendedores de rua e pregões destacando aspectos mnemônicos, pitorescos e sociais.

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Biografia do Autor

Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do LEJ, Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Gabriel, M. A. R. (2021). Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(29), 134–149. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10559