Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10559Palavras-chave:
Objeto cultural, pregões, vendedores de ruaResumo
O pequeno comerciante explora inúmeros recursos para vender um produto, como pregões, linguagem corporal, elementos parodísticos, poesia oral, cantos e sons ritmados, artifícios verbais, entonação de voz e linguagem estilizada. O objetivo do presente estudo é comentar descrições de vendedores ambulantes, cantos e pregões de rua como objetos culturais em textos memorialísticos. Considerando tal propósito, neste artigo o conceito de objeto cultural se define em comparação com a ideia de “lugares da memória”, termo cunhado por Pierre Nora (1989) e com a noção antropológica de “traços”, desenvolvida por Jean-Yves Boursier. A análise mostra que relatos históricos, literários e memorialísticos registram a imagem de vendedores de rua e pregões destacando aspectos mnemônicos, pitorescos e sociais.
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