Impactos do turismo de eventos num destino de ecoturismo: renovação da oferta turística no município de Bonito/MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8885Palavras-chave:
Destino Turístico. Bonito-Serra da Bodoquena/MS. Convention & Visitours Bureau. Eventos. Demanda.Resumo
O Turismo de eventos mostra-se uma importante forma de driblar a sazonalidade turística, característica dos destinos cuja oferta principal é o lazer. No município de Bonito/MS, consolidado como destino de ecoturismo, os eventos vêm se tornando uma importante fonte de oferta turística. Esse trabalho teve o objetivo principal entender o processo de consolidação do município de Bonito/MS como um destino de eventos. Para isso, recorreu-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico, levantamento de dados secundários sobre oferta de demanda e uma pesquisa de campo que culminou na aplicação de entrevista semiestruturada aos dirigentes do Convention Bureau. Como resultados, foi possível perceber que o turismo de eventos no município, encontra-se bem estruturado e consequentemente preparado para crescer dentro das perspectivas e oportunidades externas que geram, no setor de eventos, uma tendência a descentralização, e uma maior procura por destinos como Bonito. Entretanto, identifica-se a necessidade de amadurecimento das pesquisas no sentido de entender se as alterações identificadas na oferta de demanda turística terão o poder de alterar significativamente o uso turístico que hoje acontecesse nesse território.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS (ABEOC); SERVIÇO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). II Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos – 2013. São Paulo: Revista Eventos Eventos Expo Editora, 2014.
BRITTO, J. FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. Aleph. 2006.
BONITO CONVENTION & VISITORS BUREAU. Observatório do Turismo e Eventos de Bonito/MS. Anuário Estatístico 2017. Disponível em <https://otbonito.com.br/>. Acesso em Ago 2018.
BRITTO, J. FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. Aleph. 2006.
CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BONITO. O sistema Turístico de Bonito/MS. (Material de Divulgação).
COUTINHO, H.P.M. & COUTINHO, H.R.M. Turismo de Eventos como alternativa para resolver o problema da sazonalidade turística. Revista Eletrônica Aboré. 2007.
GRECHI, D.C. O Desenvolvimento turístico sob a ótica da economia institucional: uma análise do caso de Bonito/MS. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-graduação em Economia. Porto Alegre; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2011.
IBGE CIDADES (2018). Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/painel/ painel. php?codmun=500220. Acesso em Ago 2018.
INTERNATIONAL CONGRESS AND CONVENTION ASSOCIATION (ICCA). ICCA Country & City Rankings 2016.
MARTINS, L. B.; LUNAS, M. C. F. S.; MARTINS, T. C.; SANTANA, J.C. & SILVA, G. F. S. Equipamentos para Eventos em Bonito/MS e o Papel do Convention Bureau. Applied Tourism, V.2, N.3, Pg.101-114. 2017.
MATO GROSSO DO SUL. Polo Bonito-Serra da Bodoquena. Plano de Marketing. Campo Grande/MS: SEPROTUR; FUNDTUR; PRODETUR NACIONAL, 2014.
MEIRELLES, G.F. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Eventos Internacionais do Brasil. Resultados 2003 – 2009 e Desafios para 2020. Brasília, 2010.
__________. Turismo de negócios e eventos: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. 2.ed – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
SEBRAE/MS. Todos Fazendo Bonito: Uma história de desenvolvimento territorial / Arnaldo Leite. Campo Grande/MS, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).