Teoria e conceitos aplicados no estudo do Extremo Sul da Bahia

Auteurs-es

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto Instituto Federal da Bahia

Mots-clés :

Geografia. Conceitos. Região.

Résumé

A íntima relação que a Geografia tem com as ciências humanas e naturais exige um rigor metodológico no sentido de não produzir mais fissuras dentro da própria Geografia, o que poderia cair no velho discurso da tradicional postura dicotômica. O papel do geógrafo se encontra na análise espacial, e esta não deve ser fragmentada nem tampouco apenas ser descritiva. Apesar da diversidade de variáveis inesgotáveis num estudo geográfico, das inter-relações que a Geografia tem com outras ciências, esta tese procurou evitar as armadilhas do ecumenismo, valorizando nas análises, essencialmente, a visão do geógrafo. Este artigo é parte do capítulo sobre métodos e conceitos da tese intitulada Do isolamento regional à globalização: contradições sobre o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. Nesta tese as duas correntes, ou as duas contribuições, estão presentes. Pois, se de um lado a crítica é o que mais marca o nosso estudo, por outro, no trabalho de campo não há como ignorar a importância do primeiro ato, que é de enxergar e automaticamente começa a elaborar um mapa mental dos elementos naturais da paisagem, das construções, do ambiente como um todo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia

Professor de Geografia do Instituto Federal da Bahia Campus Porto Seguro. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-13

Comment citer

Cerqueira Neto, S. P. G. de. (2011). Teoria e conceitos aplicados no estudo do Extremo Sul da Bahia. ENTRE-LUGAR, 2(4), 95–121. Consulté à l’adresse https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/982

Numéro

Rubrique

Artigos