"A Vingança é um prato que se come frio": a construção da paisagem cinemática em Tarantino
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v10i19.8916Palabras clave:
Geografia e Cinema. Paisagem cinemática. Linguagem cinematográfica. Subjetividades. Quentin Tarantino.Resumen
O objetivo desta reflexão é discutir a construção da paisagem cinemática nos filmes Kill Bill vol. 01 e Kill Bill vol. 02 do cineasta norte-americano Quentin Tarantino. Primeiramente, é discutido a especificidade das paisagens cinemáticas no contexto da Geografia. Em um segundo momento, utiliza-se como recurso metodológico elementos próprios da técnica cinematográfica como enquadramentos, planos, ângulos, movimentos de câmera, cor e iluminação e chegou-se a conclusão de que os cenários e paisagens que compõe os filmes são criados a partir de práticas diferenciadas que conferem aos filmes paisagens que evidenciam elementos de pertencimento e não pertencimento, de coerência e estranhamento, de linearidade e subversão, bem como, de harmonia e incômodo.Descargas
Citas
DURGNANT, R. Movie Eye. In: Architectural Review, n. 137, 1965.
ESCHER, Anton. The geography of cinema: a cinematic world. In: Erdkunde, v. 60, n. 04, 2006.
HIGSON, Andrew. The landscape of television. In: Landscape Research, n. 12, v. 03, 1987.
JAMESON, Fredric. The geopolitic aesthetics: cinema and space in the world system. New York: Bloomington, 1992.
KIRSCH, Scott. Spectacular violence, hyper geography, and the question of alienation in Pulp Fiction. In: CRESWELL, Tim; DIXON, Deborah. Engaging film: geographies of mobility and identity. Maryland: Rowan and Littlefield Publishers, 2002.
LUKINBEAL, Chris. Teaching historical geographies of American film production. In: Journal of Geography, v. 101, n. 06, 2002.
LUKINBEAL, Chris. The rise of regional film production centers in North America. In: GeoJournal, v. 59, n. 04, 2003.
LUKINBEAL, Chris. Cinematic landscapes. In: Journal of Cultural Geography, v. 23, n. 01, 2005.
MITCHELL, Don. Cultural Geography: a critical introduction. Oxford: Blackwell Publishers, 2000.
NIETSCHMANN, Bernard. Authentic, State, and Virtual Geography in film. In: Wide Angle, n. 15, v. 04, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).