O desabrochar da estética modernista em Mário de Andrade

Autores/as

  • Tania Cristina Amaral Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7415

Palabras clave:

Mário de Andrade. São Paulo. Modernismo. Cidade. Poesia.

Resumen

Esse artigo é parte do tema de pesquisa da dissertação de mestrado. A paisagem urbana da cidade de São Paulo: uma poética da garoa sob o olhar de Mário de Andrade. O desabrochar da estética Modernista em Mário de Andrade, sublinha um período marcado pelo movimento de renovação estética literária e artística no Brasil, que instaura e coroa a arte e a literatura, com profundas modificações atreladas aos organismos sociais e políticos no país. Mário de Andrade, o poeta modernista, arlequinal e lírico, engajado nas vanguardas europeias através da literatura e, junto a outros importantes nomes de veios artísticos, inaugura a revolução na arte do Brasil com a Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo. Esta pesquisa debruça-se nos estudos da representação da cidade de São Paulo no viés poético e geográfico, quando correlaciona a vida e morte do poeta ao processo de urbanização da cidade de São Paulo. Esse contexto é revelado através dos poemas que perpetuam o amor visceral entre a cidade e Mário, o qual a elege como tema principal. As cortinas se abrem e, segundo o olhar imagético do poeta, a leitura sobre o arranjo espacial da cidade é concluída.

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Biografía del autor/a

Tania Cristina Amaral, Universidade de São Paulo

Departamento de Geografia Humana

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Publicado

2017-08-08

Cómo citar

Amaral, T. C. (2017). O desabrochar da estética modernista em Mário de Andrade. ENTRE-LUGAR, 8(15), 97–118. https://doi.org/10.30612/el.v8i15.7415

Número

Sección

Artículos