A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
Palabras clave:
Imagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.Resumen
A popularização da fotografia e a sua conexão com vários meios é uma marca das chamadas sociedades de controle. Ao apresentar diferentes imagens do espaço contemporâneo, a fotografia tem a capacidade de revelá-lo e de ocultá-lo, gerando uma ambiguidade tensionadora naquele que frui, lê e significa as imagens. Com o objetivo de refletir o modo pelo qual a imagem fotográfica pode ser identificada como expressão, composição e meio e, assim, permitir que o sujeito contemporâneo contorne a sua ação no espaço por meio de dois movimentos ontológicos, ver e ser visto, elaborou-se a seguinte interrogação: a tarefa humana central de pensar, posicionar-se e compor a trama do discurso tornou-se menos importante que outrora, levando o sujeito contemporâneo a acessar os móveis que alimentam a sociabilidade atual marcada pelo consumo, performance e espetáculo? Inspirou-se numa concepção totalizante da imagem fotográfica e do seu vínculo com a história e com o espaço, bem como se tratou de esmiuçar o procedimento da sondagem percepcional, a leitura de documentos e a construção de sínteses de interpretações feitas por autores de diversos campos científicos. Sintetizou-se que os vários sentidos da imagem fotográfica ancoram num desafio cognitivo crucial: construir representações do espaço contemporâneo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
Chaveiro, E. F., & Borges, R. M. R. (2014). A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos. ENTRE-LUGAR, 5(10), 68–88. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5133
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).