Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”

Autores/as

  • Bianchi Agostini Gobbo Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.

Resumen

Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.

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Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Gobbo, B. A. (2013). Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”. ENTRE-LUGAR, 4(7), 87–104. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676

Número

Sección

Artículos