A visita técnica como recurso metodológico ao estudo do turismo e geografia em Unidades de Conservação

Autores/as

  • Edvania Gomes Assis Silva Universidade Federal do Piauí. Curso de Bacharelado em Turismo. Campus Ministro Reis Velloso
  • Francisco Pereira Silva Filho Universidade Federal do Piauí Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PPGGEO
  • John Kennedy Viana Rocha Universidade Federal do Piauí. Mestrando em Geografia - PPGGEO/UFPI.
  • Mateus Rocha Santos Universidade Federal do Piauí. Graduando em Turismo - Bolsista PIBIC/UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v10i19.9803

Palabras clave:

Geografia. Turismo. Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba.

Resumen

Este artigo discorre sobre a importância das visitas técnicas como recurso metodológico no segmento do turismo através do olhar geográfico, requisito importante para o ensino-aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu no espaço geográfico do Delta do Parnaíba e abordou as experiências dos alunos e professores de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí. O cenário estudado foram duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA) e a Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (RESEX). A metodologia utilizada foi a preparação para o campo com leituras, aulas, levantamento bibliográfico e documental sobre a área visitada. Foi utilizado um roteiro de observação, registro fotográfico e mapeamento dos lugares de interesse turístico e compartimentação dos elementos naturais e antropológicos. Os resultados apontaram que a relação teoria-prática é um recurso didático importante para resultados satisfatórios pois aborda a formação (teórica) e a experiência (prática) como fatores primordiais para a aprendizagem. Assim, ao final das visitas os alunos e professores fizeram reuniões e check list de todos os pontos observados que possam ser utilizados na formação profissional dos discentes e em metodologias criativas.

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Biografía del autor/a

Edvania Gomes Assis Silva, Universidade Federal do Piauí. Curso de Bacharelado em Turismo. Campus Ministro Reis Velloso

Curso de Bacharelado em Turismo   - Área:  Geografia

Francisco Pereira Silva Filho, Universidade Federal do Piauí Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PPGGEO

Turismólogo. Mestre em Geografia. Doutorando em  Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/UFPI

John Kennedy Viana Rocha, Universidade Federal do Piauí. Mestrando em Geografia - PPGGEO/UFPI.

Turismólogo. Mestrando em Geografia - UFPI

Mateus Rocha Santos, Universidade Federal do Piauí. Graduando em Turismo - Bolsista PIBIC/UFPI

Graduando em Turismo. Bolsista de Inciação Cientifica - UFPI/CNPq

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Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Silva, E. G. A., Silva Filho, F. P., Rocha, J. K. V., & Santos, M. R. (2019). A visita técnica como recurso metodológico ao estudo do turismo e geografia em Unidades de Conservação. ENTRE-LUGAR, 10(19), 245–273. https://doi.org/10.30612/el.v10i19.9803

Número

Sección

Artículos